"Atendemos jovens em situação de risco e vulnerabilidade social"
O Projeto Consolação trabalha com o foco de criar uma ponte que facilite aos jovens a passagem do mundo da escola para o mundo do trabalho. O curso de iniciação profissional Aprendizagem em Vendas foi escolhido com o objetivo de realizar vivências (estágio monitorado) nas empresas cotizadoras. Assim o jovem demostra suas aptidões e conhecimentos adquiridos, bem como possibilita uma futura efetivação na empresa, ou indicação. Para Fazer parte do Projeto Consolação o jovem deve estar cursando o 8º ano do ensino fundamental ou já ter concluído o ensino médio. Ter entre 16 a 19 anos de idade, assiduidade e bom desempenho na escola.
Oportunizar desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional para jovens, acreditando em seus sonhos e promovendo a dignidade humana.
Contratam os jovens como "Jovem Aprendiz", dentro das normas
do M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) para atender a cota obrigatória estipulada pela Lei 10.097/2000.
Contribuem para a realização do Projeto Consolação
com alimentação, uniformes, suprimentos, material didático e o apoio necessário para a execução do projeto, dentro das diversas áreas.
Ademir José Argenta
Diretor
Eda Maria Cousseau Argenta
Articuladora
Cassandra Velho Pereira
Educadora Social
O PROGRAMA SOCIAL CONSOLAÇÃO
O Projeto Consolação busca intensificar o desenvolvimento pessoal e de cidadania nos jovens. Segundo os dirigentes, estes valores são muito importantes e imprescindíveis para complementar os conteúdos da iniciação profissional. Procuramos acima de tudo ensinar jovens a sonhar, desejar e realizar. Mostramos como suas atitudes podem modificar suas vidas para melhor. As abordagens de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e cidadania são trabalhadas em sintonia com nossa instituição formadora, Lefan.
MISSÃO
"Ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos"
A Escola de Pais do Brasil apoia o Projeto Consolação com o objetivo de promover suporte aos pais para que estes criem condições de atingir melhores performances como educadores. O trabalho conjunto é composto por 7 encontros temáticos, contando com a colaboração do casal diretor regional Claire e Ivo Pioner que há 39 anos coordenam atividades em diversas instituições. Os temas abordados contribuem para a atualização dos pais, para facilitar orientações no acompanhamento da evolução dos filhos, a transformação e melhoria de comportamentos familiares. Os jovens participantes poderão orientar-se por novos caminhos para o sucesso como pais, mães esposos e educadores em seus futuros lares.
TÓPICOS ABORDADOS NOS ENCONTROS
- EDUCAR É UM DESAFIO
- VALORES E LIMITES NA EDUCAÇÃO DE FILHOS
- PAI MÃE E AGENTES EDUCADORES
- A EDUCAÇÃO DESDE A INFÂNCIA ATÉ A PUBERDADE
- ADOLESCÊNCIA O SEGUNDO NASCIMENTO
- A SEXUALIDADE NO CICLO DE VIDA DA FAMÍLIA
- CIDADANIA E CULTURA